Velas de ignição: entenda sua função e os sinais de desgaste

Por serem responsáveis por gerar a faísca que dará início à queima do combustível, as velas de ignição são um componente fundamental para o bom funcionamento do motor. Elas possuem desgaste natural, mas nem sempre dão sinais de que é necessária a substituição, como ocorre com outros componentes, como freios, embreagem e pneus, por exemplo.

Outra função delas é servir como um termômetro para o carro, podendo chamar atenção para eventuais problemas do motor, como a queima de óleo, por exemplo. Apenas com uma análise visual do componente, é possível identificar outras situações de risco. Peças com fuligem preta e seca na parte superior indicam filtro de ar sujo ou com mau funcionamento. Sujeira preta e oleosa nas velas pode significar problemas graves no cabeçote do motor, enquanto componentes com coloração alterada e esverdeada sinalizam combustível adulterado ou de má qualidade.

O indicado, no caso das velas, é que elas sejam verificadas periodicamente e, se for o caso, trocadas conforme indicação do manual do proprietário. A falta de manutenção desse item pode provocar uma série de problemas graves no veículo.

Velas de ignição Eurorepar

Confira quais os sinais de falhas mais comuns das velas de ignição:

• Falhas na partida: falhas ou dificuldades na partida são indícios claros de desgaste excessivo nas velas. Isso acontece, porque as faíscas geradas entre os eletrodos das velas de ignição provocam desgastes neles, causando o arredondamento do componente.

• Perda de desempenho: a folga excessiva entre os eletrodos, causada pelo seu desgaste, também pode levar à perda de potência do veículo.

• Aumento do consumo de combustível: velas desgastadas fazem com que uma parte da mistura ar/combustível não seja queimada de maneira adequada, elevando o consumo de gasolina ou etanol.

Sendo assim, é de extrema importância procurar um mecânico de confiança sempre que notar alguns desses problemas. Outra dica é nunca reaproveitar velas danificadas. Limpar, lixar ou aproximar os eletrodos por conta própria não devolverá a funcionalidade ao componente. Em qualquer uma das situações, recomenda-se substituir o jogo de velas antigo por um novo.

A Eurorepar preza, em primeiro lugar, pela confiança de seus clientes, não só nos serviços de reparação oferecidos, que contemplam mecânica, elétrica e manutenção, mas também em todos os produtos utilizados. As oficinas da rede contam com um catálogo de peças de mais de 23 mil códigos de 200 marcas diferentes, além de scanner de referência, documentação técnica, suporte de site, sistema de gestão da oficina e treinamento técnico. Preste atenção aos sinais do seu carro e, se necessário, procure por uma das oficinas da Eurorepar.

 

Encontre a oficina Eurorepar mais próxima de você!