Saiba quais as funções dos filtros automotivos e quando os substituir

Todo motorista precisa estar atento aos reparos e às manutenções periódicas. Os filtros automotivos, por exemplo, são componentes que precisam estar sempre no radar para evitar problemas em sistemas importantes. Cada veículo possui, em média, quatro tipos de filtros que demandam troca periódica: o filtro de ar, combustível, óleo e ar-condicionado. Eles são descartáveis, acessíveis e de fácil remanejamento. Embora cada um desempenhe uma função específica, o comprometimento de um deles pode afetar diversos componentes.

Conheça a função de cada um dos tipos de filtro e os possíveis problemas causados pela falta de manutenção:

  • Filtro de ar: separa e elimina as partículas e impurezas aspiradas pelo motor, além de garantir que apenas um ar livre de impurezas chegue até a câmara de combustão. Essa função é essencial para a eficiência e proteção do propulsor.A inspeção desse tipo de filtro é de suma importância, pois à medida que as impurezas ficam acumuladas em sua superfície, maiores são as chances de contaminar a câmara de combustão e afetar o funcionamento do veículo.Não há um prazo de validade pré-determinado para realizar a troca. Por isso, é importante consultar as orientações do fabricante e estar em dia com a revisão veicular. Quando a vida útil desse item não é respeitada, o veículo tende a consumir mais combustível e perder potência.

  • Filtro de combustível: importantíssimo para o motor, ele detém as impurezas do álcool ou da gasolina antes da queima do combustível e impede que partículas de sujeira, como poeira e ferrugem, cheguem à bomba e ao bico injetor.Desgastado ou danificado, o item pode comprometer a bomba de combustível e o sistema de injeção, afetando diretamente a performance do veículo nas pistas.
  • Filtro de óleo: normalmente é o item pelo qual os motoristas prezam mais. Ele evita que substâncias externas e impuras, como partículas de metal geradas pela fricção do motor, entrem em contato com o óleo. Com o tempo, a filtragem é prejudicada e peças, como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais, são afetadas. Em alguns casos, o problema também atinge o motor do veículo.
  • Filtro de ar-condicionado: evita que sujeiras e odores externos, fungos e bactérias cheguem até o veículo. Quando danificado e impregnado de sujeira, a circulação de ar fica prejudicada, criando um ambiente propício para a proliferação organismos nocivos.

Mau cheiro no interior do automóvel e dificuldade de resfriamento são indicativos de que é preciso fazer a substituição.

A melhor forma de evitar esses problemas é fazer visitas periódicas ao mecânico e investir em produtos de qualidade. Pensando nisso, a Eurorepar dispõe no mercado de uma gama completa de filtros para atender às suas necessidades. Conte com os serviços de uma das nossas 60 oficinas, localizadas na Grande São Paulo, em Sorocaba e em Santos.

 

Encontre a oficina Eurorepar mais próxima de você!