Mitos e verdades sobre a bateria automotiva

A bateria automotiva possui duas funções primordiais: garantir tanto o funcionamento do motor de partida quanto a alimentação dos sistemas eletrônicos quando o veículo está desligado. Ainda que seja um componente bastante popular, ela causa muitas dúvidas nos motoristas. Por isso, nós preparamos um guia completo de mitos e verdades sobre essa peça. Confira:

Se o carro ficar parado, a bateria pode descarregar.

Verdade. Apesar de não haver um consenso sobre quanto tempo o carro pode ficar desligado sem descarregar a bateria, sabe-se que o veículo que passa muitos dias sem ser utilizado pode acabar sofrendo desse mal. Isso porque alguns acessórios eletrônicos possuem a chamada “corrente stand by”, que consome carga mesmo quando o carro está desligado.

O uso do ar-condicionado influencia na durabilidade da bateria.

Mito. A bateria só é acionada para alimentar o sistema de ar-condicionado, caso o veículo esteja desligado. Ainda assim, o uso não compromete o componente. Entretanto, se o ar-condicionado estiver acionado no momento da partida, a bateria pode sofrer uma descarga maior. Caso isso ocorra com frequência, há o risco de comprometer a vida útil da bateria. Isso também vale para o rádio, faróis e outros itens eletrônicos.

Acessórios não originais prejudicam a bateria.

Verdade. Os sistemas elétricos dos veículos, assim como dos seus componentes, são cada vez mais complexos. Por isso, acrescentar itens não originais ao carro pode sim acarretar em problemas na bateria, já que é exigido dela mais do que ela tem para entregar, diminuindo a sua vida útil.

Revisão periódica do veículo ajuda na vida útil da bateria.

Verdade. A revisão periódica do carro, especialmente dos itens do sistema elétrico, ajuda a prolongar a vida útil da bateria. Isso ocorre, pois esses componentes dependem da bateria e vão determinar o quanto ela será sobrecarregada ou não. Luzes com a intensidade variando e falhas na partida são alguns sinais de problemas no sistema elétrico.

Insistir na partida de um carro que está falhando não prejudica a bateria.

Mito. Insistir demais na partida pode sim desgastar muito a bateria, além de sobrecarregar o motor de partida. Sempre que houver dificuldades de partida, o ideal é procurar uma oficina de confiança, já que essas falhas podem prejudicar também outros componentes importantes.

Qualquer um pode recarregar uma bateria.

Mito. A maioria das baterias pode durar quatro anos sem precisar ser recarregada, mas até as melhores ficam sem energia em algum momento. Carregá-la exige muito pouco em termos de ferramentas ou experiência mecânica, porém o procedimento realizado de forma incorreta pode causar vários danos ao carro e à pessoa.

 

Para garantir, procure um profissional em uma oficina de confiança, como a Eurorepar.

 

Encontre a oficina Eurorepar mais próxima de você!