Férias: reparos importantes na hora de pegar a estrada

Aperte o play para ouvir este conteúdo:

Preencha os campos abaixo para ouvir este conteúdo e receber nossas novidades por e-mail:

0:00 /

O fim do ano é marcado pelas confraternizações, festas e início das férias, momento perfeito para colocar o carro na estrada e partir em busca de diversão, lazer e descanso.

Com o aumento do número de motoristas nas estradas, é sentido também um crescimento nos acidentes de trânsito. Entre os principais fatores que influenciam esse cenário, estão a desatenção dos motoristas ao percurso e a falta de reparo nos veículos antes de enfrentar longas distâncias pelas rodovias.

Por isso, é de extrema importância se planejar antes de uma viagem e marcar uma visita a uma oficina de confiança, com profissionais capacitados e serviço de qualidade, como a Eurorepar, a fim de promover todos os reparos necessários para ter um percurso seguro e tranquilo.

Principais reparos para encarar a estrada

  • Óleo e filtro: verifique o nível do óleo e a sua validade. Caso o item esteja vencido, consulte um especialista para escolher o componente mais indicado para o seu veículo e efetue também a troca do filtro do óleo. Rodar com o óleo abaixo do nível indicado ou fora do prazo de validade pode danificar o motor do carro e causa um aumento no consumo de combustível.
  • Suspensão: o sistema de suspensão está diretamente ligado à segurança veicular. O conjunto possui uma série de componentes, como amortecedores, molas, buchas e batentes que devem ser sempre verificados antes de uma viagem.
  • Freios: se durante o uso urbano do carro os freios já são itens prioritários de atenção, imagine só na hora de rodar por rodovias e estradas. Freios desgastados colocam a segurança do motorista, dos passageiros e de terceiros em risco. Por isso, é importante checar com antecedência o fluido do componente, além de analisar possíveis vazamentos no sistema.
  • Bateria: normalmente os problemas da bateria só são sentidos quando o carro já não tem forças para ligar, deixando muitos motoristas em situações de risco. Antes de uma viagem, examine a bateria do veículo para não ser pego desprevenido.
  • Lâmpadas: além dos riscos de conduzir um veículo com luzes queimadas, prejudicando a visibilidade, o motorista ainda pode voltar das férias com uma multa salgada. Lembre-se de checar as lanternas, faróis, luzes de freio e setas antes de qualquer viagem. Todos esses itens precisam estar em bom estado de funcionamento para proporcionar segurança ao rodar, principalmente nas estradas.
  • Filtros de ar e combustível: para o funcionamento perfeito do motor, é imprescindível analisar a limpeza e validade dos filtros de ar e combustível. Caso os itens estejam velhos, eles irão consumir mais combustível e deixarão o condutor em uma situação nada agradável.
  • Palhetas: as palhetas dos para-brisas necessitam de cuidados a fim de garantir boa visibilidade em caso de chuva. Por isso, verifique se o componente não está ressecado ou torno.
  • Pneus: lembre-se de checar o estado dos pneus e, caso haja a necessidade de trocar os componentes, busque um profissional capacitado para realizar essa mudança. Além disso, antes de cair na estrada, calibre os pneus (incluindo o estepe) e esteja atento quanto à diferença de pressão indicada para os veículos já carregados e os ainda vazios, bem como a recomendação para pneus dianteiros e traseiros.

Esses e outros serviços são oferecidos na rede Eurorepar, que já conta com 60 oficinas em operação no país.

Além de realizar todos os ajustes necessários antes de pegar a estrada, mantenha-se sempre atento ao percurso, evite dirigir por muitas horas consecutivas, estude bem o roteiro que irá enfrentar e verifique as condições climáticas.

 

Encontre a oficina Eurorepar mais próxima de você!