Atenção aos sinais da suspensão

Aperte o play para ouvir este conteúdo:

Preencha os campos abaixo para ouvir este conteúdo e receber nossas novidades por e-mail:

0:00 /

Como um item de segurança do veículo, o amortecedor precisa estar sempre em bom funcionamento. Ele é a peça que, juntamente com as molas, tem a função de manter o contato dos pneus com o solo, absorvendo o impacto de vias irregulares e garantindo boa dirigibilidade, segurança e conforto.

Como saber a hora de trocar o componente pode ser uma tarefa difícil, é importante ficar atento aos sinais da suspensão. Barulhos frequentes, falta de aderência dos pneus à pista, solavancos e dificuldade de frenagem são alguns dos avisos mais notáveis de que chegou a hora de substituir a peça. Veja alguns sinais que indicam que você precisa procurar uma oficina de confiança com urgência:

  • Frenagem: o amortecedor é essencial para garantir a travagem segura de um veículo, pois ajuda o motorista a manter o controle. Quando o componente está gasto, a distância de travagem do automóvel fica maior e mais lenta. Assim, caso o condutor note um obstáculo inesperado na pista, levará mais tempo para conseguir frear e ficará mais vulnerável a acidentes.
  • Iluminação: quando o componente não está em bom estado, os faróis dianteiros não iluminam a pista de forma uniforme, o que prejudica a segurança do motorista e dos pedestres. Problemas como esse podem causar acidentes graves, sobretudo na estrada, onde o fluxo de veículos pesados é maior. Uma iluminação deficiente pode, por exemplo, ofuscar o condutor que trafega na direção contrária e causar danos irreparáveis.
  • Pneus: não importa se você trocou os pneus recentemente. Se os amortecedores estão corroídos, os pneus sofrerão desgaste precoce e não conseguirão desempenhar o papel esperado nas pistas, já que não serão capazes de manter a aderência com o solo.

Um amortecedor com problemas também pode comprometer outros componentes importantes do veículo. Além dos pneus, peças como coxins, bieletas e rolamentos de rodas, por exemplo, assim como outros itens da suspensão, podem sofrer desgastes antes do tempo devido ao funcionamento inadequado dos amortecedores.

Suspensão Eurorepar

Amortecedor em ordem por mais tempo

Uma dica importante para quem quer prolongar a vida útil do componente é manter o alinhamento e o balanceamento das rodas em dia. Evitar ruas esburacadas, respeitar os limites de carga do veículo, não passar em alta velocidade em lombadas e realizar a manutenção preventiva do veículo também ajuda a prevenir problemas.

Estar em dia com a revisão veicular previne futuras dores de cabeça. Para te ajudar nessa tarefa, conte com a Eurorepar, uma rede de oficinas com 60 unidades, que abrangem a Grande São Paulo, Campinas, Santos e Sorocaba, e que deve chegar a todo o Brasil com mais de 300 lojas até dezembro.

 

Encontre a oficina Eurorepar mais próxima de você!