Aprendizado do Câmbio Automatizado

A embreagem está dando tranco?

A transmissão automatizada ou robotizada é uma tecnologia diferenciada do sistema de transmissão automática. A automatizada consiste no câmbio mecânico e no conjunto de embreagem que é acionado por um sistema eletro-hidráulico e gerenciado por uma unidade eletrônica que controla a velocidade, a carga e a rotação do motor a fim de efetuar as mudanças de marchas de forma suave e com precisão.

Como todo sistema de transmissão, ele requer não só manutenção periódica, mas também substituição do conjunto de embreagem quando o desgaste chega ao limite máximo permitido para o correto funcionamento. A durabilidade dessa embreagem está em torno dos 60.000 km. Portanto, se o veículo apresentar algum defeito de engate ou dificuldade de trocas de marchas, verifique as condições físicas da embreagem e do atuador hidráulico. Ao substituir a embreagem, é recomendado que todo o novo conjunto (platô, disco, atuador e fluido) seja preferencialmente original.

Após a remoção da caixa de câmbio ou a substituição da embreagem, de algum componente hidráulico ou do fluido, será necessário também efetuar alguns aprendizados com um equipamento de diagnóstico próprio (Scanner Automotivo) nos veículos com transmissão automatizada. Isso evita trancos e dificuldades nas trocas de marcha.

Antes de iniciar o aprendizado, verifique se não existe nenhuma falha gravada na memória. Para isso, após os reparos, apague todos os códigos de falhas e siga a sequência: sangria da embreagem, reset do índice de degradação da embreagem e aprendizado das marchas e do sensor de posição da embreagem. Para evitar erro, mantenha o pedal do freio acionado durante todo o aprendizado.

Para realizar o aprendizado, a bateria deve estar com a tensão de 12,5V com o motor desligado e 13,8V com o motor em funcionamento. Além disso, é preciso verificar as condições do interruptor do pedal do freio, pois o módulo depende do sinal do freio acionado.

ATENÇÃO: antes de efetuar qualquer serviço ligado ao circuito hidráulico, despressurize o acumulador.

 

VOCÊ É PROPRIETÁRIO DE UMA OFICINA? Junte-se a nossa rede!